Friday, September 24, 2010

Imperfeição Fabricada

Navegando pelos sites de notícia hoje, me deparei com o seguinte artigo:

Imperfeição Fabricada


*Respiro fundo antes de começar* Primeiro foram as cirurgias estéticas para aproximar a mulher de um padrão estético Barbie, não natural. Depois foram as doenças e disturbios alimentares, como anorexia e bulemia. Agora, busca-se a imperfeição? Então se eu não tenho meus dentes frontais separados, estou fora dos padrões de beleza?
No ramo da moda, eu até entendo tendências de cortes de cabelo, cortes de roupa, cores, maquiagem. Mas a fisionomia humana não deve ser manipulada! E mais uma vez o Senso Comum esmaga e cria mais e mais vítimas. Temos que ser bonitas, atraentes, temos que ser esbeltas, magras. Temos que alisar o cabelo, cachear o cabelo. Temos que nos pintar todas as manhãs. Temos que ser o mais próximo possível da modelo da revista. Eu mesma acordo todo dia mais cedo para poder dar retoques no visual, maquiagem, cremes, ajeitar o cabelo. Tudo imposto para a mulher com o Senso Comum, através de imagens de revista, dicas e dietas em revistas femininas, vídeos com a idealização da mulher ideal.
Mas como descontruir algo que está tão profundamente enterrado em nossa cultura? O problema aqui não é seguir os padrões de beleza, mas sim buscar um modelo perfeito de beleza. Não há beleza padrão, modelo. Somos todas diferentes, e temos todas uma marca unica. Magra, gorda, alta, baixa, ruiva, morena, loira. E temos que buscar em nós mesmas a nossa própria beleza. O que nos torna feliz em nós mesmas, e não o bonito de outra que querems em nós mesmas, não o que os outros querem que seja bonito em nós. Busque a sua felicidade naquilo que você tem. E sinta-se bem, coma aquele chocolate que a meses não comia por que queria perder peso, se olhe no espelho, nos seus olhos e sorria. Por que a busca pelo impossível termina aqui. Faça o bem, por você, uma boa ação para outra pessoa, e deixe que esse bem possua o seu corpo. Vale muito mais, e faz você se sentir muito melhor do que uma plástica. Invista em você mesma. Estude, ajude os outros, sorria sempre, reflita. 
Aprenda e descubra você mesma como desconstruir o senso comum da beleza feminina, da sua maneira...


No comments:

Post a Comment